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quarta-feira, 25 de julho de 2012

Esfiha





Faço esfiha sempre em casa, até desenvolvi um jeitão pra facilitar a montagem das ditas-cujas.
Se você seguir as imagens do passo-a-passo, não tem pra ninguém.

Eu começo pela massa, dissolvendo 1 tablete (15g) de fermento para pão em 1 colher (sopa - rasa) de açúcar formando um creminho.
Então, junto 1 copo de água morna e 1 copo de leite morno (Não deixe aquecer demais. Eu costumo colocar um dedo dentro do copo para sentir a temperatura...)
Também misturo 1 colher (sopa-rasa) de sal, 1/2 copo de óleo e trigo até a massa soltar das mãos. Geralmente uso 500g de trigo ou um pouco mais.
Modelo bolinhas e acomodo numa assadeira untada com óleo. Para bolinhas do tamanho de ping-pong, esta receita rende ao menos 30 esfihas. (Se quiser mais, diminua o tamanho das bolinhas. Essa massa é bem elástica, então qualquer tamanho dá certo.)
Cubro com um plástico e reservo.
Enquanto descansam, preparo o recheio misturando 2 tomates picadinhos (veja AQUIcomo picar sem estresse), 200g de carne moída crua, suco de 1/2 limão, 1 colheres de óleo (azeite não), hortelã picadinha, 1/2 cebola e um pouco de sal e pimenta-do-reino.
Para a montagem, com as mãos abro cada bolinha num prato untado com óleo e tenho o cuidado de não sujar o interior da massa. Coloco uma colherada de recheio e fecho como nas fotos abaixo.

Dica: Tente grudar as esfihas pela massa da parte superior, onde não há óleo, senão não fechará jamais!
Regue com óleo e leve ao forno até dourarem.


Vai um pedacinho???

Tomates recheados



com frango e queijo fresco

 


Como variar com o tomate??? A gente vira, vira e cai de novo na salada.
Pensei em mudar um pouco a cara do coitado. Pesquisando meus guardados, encontrei essa receita aqui. Muito fácil de fazer...
Pegue 5 tomates maduro, corte suas tampas e retire as sementes com uma colher. Tempere-os com sal e pimenta do reino. Reserve.
Numa panela, em separado, aqueça um pouco de óleo e frite 1/2 cebola ralada. Acrescente 1 xícara de frango refogado e desfiado e um pouco de manjerona picadinha. Tempere com sal e prove.
Recheie os tomates com pedacinhos de queijo fresco, a mistura de frango, mais queijo e regue-os com azeite.
Leve ao forno por 15 minutos, até cozinharem e gratinarem.

Pão para hambúrguer



INGREDIENTES
30 GRAMAS DE FERMENTO PARA PÃO
1 COLHER(SOPA) DE SAL
03 OVOS
3/4 XÍCARA (CHÁ) DE ÓLEO
1 1/2 DE XÍCARA( CHÁ ) DE LEITE 
01 CEBOLA PEQ
800 GRAMAS DE FARINHA DE TRIGO
GERGELIM PARA POLVILHAR


Bata no liquidificador, o leite, o óleo, o fermento, os ovos e a cebola. Reserve. Em uma vasilha coloque a farinha de trigo (reserve
  um pouco), o sal e a mistura do liquidificador( neste momento se necessário utilize a farinha reservada). Sove sobre a superfície lisa e enfarinhada.Deixe descansar por 15 minutos.Pegue porção da massa e abra-as com a mão em uma superfície lisa. Modele com um cortador, Coloque em uma assadeira untada e polvilhada. pincele com gema e polvilhe com gergelim.Deixe dobrar de volume. Leve ao forno pré-aquecido a 150º C por 15 minutos. A seguir, aumente a temperatura para 180º C e deixe dourar( aproximadamente 15 minutos).Rendimento: 30 unidades

Batata Doce e seus beneficios






Todos adoram a batata. Com ela fazemos deliciosas massas, crocantes fritas, adoráveis bolinhos e agradáveis doces, porém a batata inglesa pode ser substituída em nossa dieta por outro tipo, a batata doce.
Apenas 100 gramas de batata-doce contêm uma quantidade de vitamina A equivalente a 23 quilos de batata comum!


Pasmem, eu também me surpreendi com essa matéria, e claro que trouxa para compartilhar com você querido leitor!!!

..batata doce é uma espécie de raiz, rica em nutrientes. Cultivada em nosso país, a batata doce contém índice glicêmico bem menor do que inglesa, ou seja, libera uma quantidade menor de açúcar no sangue, por isso não gera tanto acúmulo de gordura quanto a outra.
Rica em diversos nutrientes, principalmente ferro e cálcio, importantes para a composição de nossos ossos e para o sangue, ela também é excelente fonte de betacaroteno, um antioxidante, fundamental para a produção de vitamina A e seus derivados. A batata doce deve ser consumida preferencialmente com a casca, pois ela é uma ótima fonte de fibras para o nosso organismo.
Quem deseja ter uma dieta mais saudável, deve acrescer a batata doce ao cardápio, pois além de nos fornecer nutrientes, não engorda tanto quanto a batata inglesa.
fonte Dieta Light


Existem diversar variedades da batata doce, as quais se distinguem pelo tamanho, forma, sabor, textura e cor do tubérculo, sendo as mais comuns de cor Branca, creme, amarela, laranja e roxa.


Batata doce e seus Nutrientes:
Ela é rica em vitamina e minerais muito importantes para o corpo humano:
Vitamina A (7100UI/100g), que a torna uma ótima alternativa no combate ao Câncer,
Acido ascórbico (Vitamina C), ajudando na imunidade e agindo como antioxidante,
Tiamina (Vitamina B1), importante para o bom funcionamento do coração, sistema nervoso e contração muscular,
Riboflavina (Vitamina B2), importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos,
Fósforo, ajuda a formar e manter ossos e dentes, melhora disposição corporal e auxilia no metabolismo das proteínas.
Ferro, essencial para a imunidade e disposição e
Cálcio, importante para a formação dos ossos.

É muito rica também em Antocianinas, substâncias ativas no combate ao Câncer, e com ação mais antioxidante que as Vitaminas C e E. As Antocianinas encontram em maior quantidade nas Batatas Doces mais escuras (Roxas).

Batata doce e a Fome
Além disso, batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Ou seja, ajuda a emagrecer!!!

Batata doce e Atividade Física
Ela é uma ótima alternativa de consumo entre Uma a Duas horas antes de alguma atividade física, principalmente Anaeróbica (musculação, por exemplo), por ter baixo índice glicêmico é lentamente absorvida, e proporcionará energia constante durante a atividade.

fonte Nutrição 

É bom lembrar que, no momento da confeção, a batata-doce assa-se ou coze-se com a casca, podendo também ser fatiada em rodelas e frita.. As suas propriedades antioxidantes estão especialmente presentes na pele, correspondendo ao triplo da atividade verificada na polpa, independentemente da sua cor. Se for cozida a vapor, conserva todas as características. Se, pelo contrário, se optar pela cozedura em água, acabam por perder-se alguns nutrientes, mormente vitaminas. Ao ser assada, assegura-se a manutenção de grande parte dos nutrientes; todavia, adquire o sabor dos alimentos que a acompanham
A batata-doce oferece alguns benefícios para a saúde, nomeadamente o que se refere ao combate da obesidade (pelo elevado grau de saciedade que proporciona), da arteriosclerose e da hipertensão arterial.
Saber mais em: http://www.ruadireita.com/alimentacao/info/aposte-na-batata-doce/#ixzz1rx43oRgs

Bolo de Batata Doce




Bolo da Batata Doce











-Meio quilo de batata doce (Cozida e amassada)
-3 ovos
-1 xícara (chá) de farinha de trigo (Medida de 240 g)
-1 xícara (chá) de açúcar (Se preferir mais doce - eu não usei)
-1 lata de leite condensado
-1 vidro de leite de coco (200 ml)
-100 g de coco ralado
-1 colher (sopa) de fermento em pó


Bolo da Batata Doce
 Modo de preparo
Em uma vasilha misturar os ovos, açúcar, leite de coco, farinha de trigo, leite condensado, coco ralado e a batata doce amassada. Misture bem para agregar os ingredientes. Por último acrescente o fermento em pó envolvendo delicadamente.
Tabuleiro untado e enfarinhado. Forno médio por cerca de 45 minutos.

Bolo de Coco Gelado Diferente




Bolo de Coco Molhado delicioso


Ingredientes:
-1 bolo de coco (pode ser de pacote usei Fleischmann)
-1 lata de leite condensado
-1 lata de creme de leite
-1 vidro de leite de coco
-1 envelope de gelatina incolor
-1/4 de xícara de água para hidratar a gelatina
-2 latas de leite (use a lata de leite condensado para medir)
-1 xícara (chá) de coco ralado fresco para decorar.
-chantilly ou marshmallow para cobrir


Preparo:
Prepare o bolo conforme instruções da embalagem.

Depois bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, o leite de coco, a gelatina derretida em banho maria e a lata de leite.

Depois do bolo assado, desenforme,  forre a forma que assou o bolo com papel aluminio, jogue  mais da metade do liquido e coloque o bolo sobre o liquido, despeje o restante e leve à geladeira por no mínimo duas horas, ( deixei a noite toda) . Desenforme e cubra com chantilly ou marshmallow.

Bolo Pudim


Essa receita é muito boa!!! O bolo fica molhadinho por causa de calda do pudim!


Ingredientes:
BOLO

- ½ xícara (chá) de óleo
- 3 ovos
- ½ xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 e ½ xícara (chá) de farinha
- ½ xícara (chá) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

PUDIM
- 1 lata de leite condensado
- 4 ovos
- 2 e ½ xícaras (chá) de leite

CALDA- 1 xícara (chá) de açúcar
- ½ xícara (chá) de água

Modo Preparo:
Para a CALDA leve ao fogo o açúcar , sem mexer, até caramelizar (fogo baixo).
Adicione a água fervente aos poucos e deixe no fogo até dissolver.
Espalhe a calda sobre uma fôrma de 30 cm de diâmetro.

BOLO Bata no liquidificador os ingredientes da massa até obter um creme homogêneo e despeje sobre a calda.

PUDIM Bata o pudim no liquidificador e despeje "cuidadosamente" sobre a massa.
Leve para assar em banho-maria em forno alto por aproximadamente 1 hora.
Espere esfriar. Desenforme e leve para gelar.

Dengue


Ciclo da Dengue



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NYC Moda Desafio




 
Você tem o que é preciso para ser um designer NYC top?

A concordância de algumas expressões


A concordância aqui abordada diz respeito a algumas expressões habituais, razão pela qual é preciso que você as conheça bem, para não correr o risco de errar em determinadas circunstâncias de comunicação, principalmente em se tratando da linguagem escrita. Dessa forma, convém recordar um texto no qual se constatam casos semelhantes. Acesse, então, “Estudando a concordância de algumas palavras”.
Depois de recordar esses aspectos, você compreenderá como se dá a concordância de outras expressões, expressas logo abaixo:
A concordância de algumas expressões está relacionada aos assuntos gramaticais
A concordância de algumas expressões está relacionadas aos assuntos gramaticais
É PRECISO / É NECESSÁRIO / É BOM / É PROIBIDO
Saiba que essas expressões estão relacionadas a dois casos. Vamos conhecê-los?
* Diante de sujeito sem nenhum elemento que o determine (no caso, a presença do artigo), todas elas permanecem invariáveis, ou seja, ficam no masculino.Vamos ver alguns exemplos:
É necessário esforço para obtermos boas notas. Se fizermos a pergunta ao verbo, descobriremos o sujeito, ou seja:
O que é necessário?
Esforço para obtermos boas notas. Notamos que a palavrinha “esforço” não aparece acompanhada de nenhum determinante, não é mesmo?
É proibido entrada de pessoas estranhas. 
O mesmo acontece, pois a palavra “entrada” está sozinha.
É preciso paciência para atravessar a rua.Percebeu que o mesmo ocorre?
Agora, vejamos estes outros:
* Quando o sujeito estiver acompanhado de um termo que o determine – no caso, o artigo–, haverá a flexão dessas expressões, ou seja, elas concordarão com o sujeito em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural). Observe alguns exemplos:
É proibida a entrada de pessoas estranhas. 
É boa a participação de todos os alunos.

Múica dos "porquês"-para lembrar na hora da redação



OBS: o macete é parodia da musica "A praça" que fez sucesso na voz de Moacir Franco e é veiculada no programa semanal do SBT "Apraça é nossa" até Hoje.

Hoje eu acordei com vontade de escrever
Olhei lá na Gramática os quatro tipos de porquês
È separado, é junto, é com acento e sem acento
Esse é o porque que eu não aguento

O separado (Por que) para as perguntas
E com acento (Por quê) somente no final refrão
E o juntinho (Porque) para as resposta
E com acento (Porquê)para motivos Resais !!!


agora é só decorar e usar na elaboração de seus textos!!!!
Organizador: Professor Francisco Muriel

Torta alemã!!!



INGREDIENTES

  • 200 g de manteiga, sem sal
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 pacote de bolacha, maisena
  • leite, o quanto baste, para molhar a bolacha
  • 1 lata de leite condensado, sabor chocolate (ou cobertura de sorvete)
  • MODO DE PREPARO
    1. Coloque a manteiga e o açúcar na batedeira e bata até obter um creme bem fofo e liso
    2. Acrescente o creme de leite e bata rapidamente apenas para misturar
    3. Desligue a batedeira e reserve
    4. Separe um recipiente médio para montar o doce
    5. Acrescente um pouco de leite num prato fundo e molhe rapidamente algumas bolachas maisena no leite
    6. Forre o fundo do recipiente escolhido com uma camada de bolachas
    7. Acrescente uma camada do creme reservado sobre as bolachas
    8. Acrescente mais uma camada de bolachas molhadas no leite e repita o procedimento finalizando com a bolacha
    9. Cubra a última camada de bolachas com o leite condensado sabor chocolate (comprado pronto ou a cobertura)
    10. Leve à geladeira por no mínimo 3 horas ou até que o doce fique bem gelado
    11. Retire o doce da geladeira e sirva a seguir
    12. Você pode substituir o leite condensado de chocolate por cobertura de sorvete sabor chocolate, fica ótimo por ser meio amargo quebra um pouco o doce
    13. eu adoro

Bolo gelado


INGREDIENTES


  • 4 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 copo de suco de laranja ( 250ml)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
para a cobertura::
  • 1 garrafa pequena de leite de coco
  • 1 garrafa de leite ( utilize a mesma garrafa do leite de coco como medida)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 pacote de coco ralado sem açúcar
  • MODO DE PREPARO

    1. Na batedeira bata as claras em neve
    2. Acrescente o açúcar e bata por mais uns 3 minutos
    3. Coloque as gemas, o trigo, o suco e continue batendo até formar uma massa homogênea
    4. Por último ponha o fermento, bata por mais 40 segundos na menor velocidade da batedeira
    5. Despeje a massa numa forma média e untada
    6. Asse em forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 40 minutos ou até dourar
    Cobertura:
    1. Misture bem numa tigela o leite de coco, o leite e o leite condensado
    2. Reserve
    3. Assim que o bolo tiver assado, retire do forno e fure toda a sua superfície com garfo ou faca, assim a cobertura penetrará bem
    4. Com o bolo ainda quente e já furado despeje a cobertura sobre ele
    5. Salpiqueo coco ralado por cima
    6. Leve à geladeira por aproximadamente 3 horas
    7. Corte o bolo em quadradinhos do tamanho que preferir e embrulhe com papel alumínio
    8. Conserve na geladeira
    9. Se o leite tiver fresquinho o bolo pode durar até 1 semana, isso se não acabarem com ele bem antes

Caixinha de leituras


















Achei muito lindo!!
Sugestão da professora Maria Lucia e da professora Cristina.


Problemas de Matemática para o 4º Ano



               

Resolva os problemas:
1) Silvia comprou uma geladeira por R$ 820,00. Ela deu R$ 220,00 deentrada e pagou o restante em três prestações mensais de igual valor. Qual o valor de cada prestação?
2) Na decisão das Olimpíadas, foram realizadas três partidas de
basquete. Na primeira partida, compareceram 2.853 pessoas. Na segunda,1.987 e, na final, 3.587 pessoas.
•Em qual partida o público foi maior?

•Qual a diferença de público entre o terceiro e o primeiro jogo?

•Nos três jogos, quantas pessoas compareceram no total?
3) Observe uma receita de biscoitos de leite e responda:
Biscoitos de leite
Ingredientes
•100 mL de leite
• 125 g de açúcar
•125 g de margarina
•375 g de farinha de trigo
Tempo de preparo: 10 minutos
Modo de Preparo: 
• Em uma tigela, coloque o leite, o açúcar, 
a margarina e a farinha.
• Amasse muito bem com as mãos.
• Modele os biscoitos como desejar e 
coloque em um tabuleiro polvilhado com farinha. Ponha para assar em forno médio por 15 minutos.
Tempo de cozimento: 15 minutos
a) Quantos gramas de ingredientes há nessa receita?
b) Essa quantidade é maior ou menor que meio quilograma?
c) Quanto tempo gastamos no preparo e cozimento dessa receita?
d) Esse tempo é mais ou menos que meia hora?

4) Minha mãe nasceu em 1967. Eu nasci 24 anos depois. Quantos anos eu 
tenho agora?
5) Fiz um manjar para a sobremesa de domingo. Veja a receita desse 
doce:
Manjar branco
Ingredientes:
• 
1 caixinha de preparado para manjar branco
• 
Meio litro de leite
• 
1 colher de chá de baunilha
• 
2 colheres de sopa de coco ralado
Modo de preparo:
Despeje o conteúdo da caixinha em uma panela, acrescente o leite e leve ao fogo, mexendo até engrossar.
Coloque em uma tigela, espere esfriar e leve à geladeira. Após duas horas, o manjar está pronto para ser tirado da fôrma.
Para enfeitar, jogue o coco ralado por cima do doce.
Fiquei sabendo que virão mais convidados. Para triplicar as receitas, 
quanto vou gastar de cada ingrediente?
6) Na banca de revistas, Júlia comprou um álbum de figurinhas que custou R$ 1,50; um pacote de figurinhas por R$ 0,25; uma revista em quadrinhos por R$ 2,50 e uma revista sobre informática que custou R$4,25.
De acordo com os preços, responda:
•Quanto Julia gastou ao todo?
•Se Julia pagar a conta com uma nota de R$ 50, quanto receberá de 
troco?









Menina bonita do laço de fita - texto


Menina bonita do laço de fita
Menina bonita do laço de fita

Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos.
E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...


Livro de Ana Maria Machado


ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM O LIVRO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA 
(Ana Maria Machado)


PROJETO:
ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa
OBJETO DE ESTUDO: Diversidade Étnico-Cultural Brasileira Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano 

INTRODUÇÃO: Desenvolvimento do tema da diversidade, não somente com o objetivo de apresentar aos alunos a riqueza da diversidade étnico-cultural brasileira, contribuindo para que as crianças se apropriem de valores como o respeito a si próprias e ao outro, mas também com o objetivo de elevar a auto-estima do aluno negro.  A sugestão é que as atividades sejam desenvolvidas durante um período mínimo de cinco dias, (lembrando que essa sugestão de aulas não poderá ocorrer num dia só) no decorrer dos quais o professor irá:


1. Apresentar a história à classe, contando-a, sem mostrar o livro.

2. Pedir às crianças que dêem um título (um nome) à história ouvida, escrevendo na lousa as sugestões apresentadas.

3. Contar que quem escreveu a história foi Ana Maria Machado, uma escritora brasileira que escreve livros para crianças, principalmente. Se o(a) professor(a) já tiver lido para a classe outros livros da autora, relembrar o fato aos alunos, se possível, mostrando-os.

4. Dizer o título do livro: "Menina bonita do laço de fita" e comparar com os nomes apresentados pelos alunos na atividade perguntando a eles se gostaram mais do nome escolhido por eles próprios ou o escolhido pela autora; mostrar às crianças que nem sempre temos a mesma opinião sobre um mesmo fato ou situação e que o importante é que aprendamos a respeitar todas as opiniões; comentar os nomes escolhidos pelos alunos, na medida em que se afastam ou se aproximam do nome original da história.

5. Mostrar a capa do livro aos alunos."Ler" a imagem da capa com eles, fazendo perguntas sobre a ilustração: a cor da pele da menina, do coelho, o cabelo da menina (quem usa cabelo assim? é difícil fazer um penteado como esse? leva muito tempo?). Destacar o olhar apaixonado, pensativo-sonhador do coelho. Pedir aos alunos que mostrem o que mais na ilustração indica que o coelho está apaixonado. Dizer o nome do ilustrador e falar sobre a importância da ilustração na leitura.

6. Ler o livro para os alunos, agora parando em cada página, mostrando as imagens e destacando as palavras e expressões que valorizam a menina, que a retratam como bela: "Era uma vez uma menina linda, linda. Os olhos dela pareciam duas azeitonas, daquelas bem brilhantes. Os cabelos eram enroladinhos e bem negros, feitos fiapos da noite. A pele era escura e lustrosa, que nem o pêlo da pantera negra quando pula na chuva.". Os adjetivos e comparações usados pela autora vão além de aguçar a imaginação infantil (olhos = duas azeitonas daquelas bem brilhantes; cabelos = fiapos da noite; pele = pêlo da pantera negra quando pula na chuva); eles evocam uma imagem positiva da menina, valorizando nela aspectos como cabelo e cor de pele, que normalmente são "maquiados", escondidos, quando a personagem é negra. A beleza natural da menina ganha enfeites que reforçam seu encanto, dando a ela ares de personagem de contos de fadas, pois: "Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laço de fita colorida. Ela ficava parecendo uma princesa das Terras da África, ou uma fada do Reino do Luar". Esses dois trechos contribuem para que, ao imaginário infantil a menina seja apresentada como uma bela princesa de contos de fadas, o que é extremamente positivo e eleva a auto-estima da criança, que se identificará com a heroína. Perguntar aos alunos se eles têm uma idéia do porquê do coelho querer ter a cor de pele da menina. Será que ele não está satisfeito com a própria cor? Comentar com as crianças as respostas dadas. 


É importante que o (a) professor (a) destaque que além de muito bonita, essa heroína é também muito esperta e criativa, pois mesmo não sabendo responder às perguntas do coelho, sempre tem uma solução para que ele se torne da cor desejada: cair na tinta preta, tomar muito café, comer muita jabuticaba... 


Antes de ler o trecho que fala da intervenção da mãe no diálogo entre a menina e o coelho, perguntar se alguém lembra como era a mãe da garota. 


Comparar o texto escrito ("uma mulata linda e risonha") e a ilustração da mãe que é a de uma linda moça, moderna, bem vestida e arrumada (enfeitada, pintada, cabelos penteados), o que também contribui para que a classe forme uma imagem estética positiva da mulher negra.

7. Aproveitar a descoberta do coelho ("a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos") e perguntar aos alunos com quem eles acham que se parecem. Essa atividade pode desdobrar-se em outras, por exemplo: 
  
a) as crianças podem entrevistar os pais para saberem com quem se parecem e apresentar os resultados da pesquisa oralmente (Por exemplo, dizendo frases como: Minha mãe diz que meus olhos são parecidos com os dela, mas que meus cabelos e minha boca se parecem com os da minha avó.);


b) os alunos podem levar fotografiasde parentes (pais, avós, tios, irmãos, por exemplo); atrás de cada foto deve constar o nome da criança que a trouxe; os alunos dividem-se em grupos de quatro. As fotos de cada grupo são empilhadas, com a frente para cima; os alunos tiram a sorte para ver quem começa jogando, o primeiro pega a primeira foto e tenta adivinhar quem a trouxe, observando as semelhanças entre as fotos e os colegas de grupo; se foi ele mesmo quem trouxe a foto, deve embaralhar a pilha, para que a fotografia saia do primeiro lugar; enquanto for acertando, o jogador continuará jogando. Ganhará o jogo quem tiver acertado mais. Ao final, as crianças devem contar aos colegas de grupo quem são as pessoas que estão nas fotos. Terminada a brincadeira, o (a) professor (a) colocará para a turma a seguinte questão: somos parecidos com as pessoas da nossa família? O coelho branco estava certo em suas conclusões?

8. Pedir às crianças que desenhem: a) a menina do laço de fita e a mãe; b) o coelho e sua nova família; c) suas famílias.

9. Organizar uma roda de conversas. Reler o trecho: "O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto em toda a vida. E pensava: - Ah, quando eu casar quero ter uma filhinha pretinha e linda que nem ela." Questionar: O que é ser bonito? Como uma pessoa deve ser para ser bonita? Provavelmente surgirão respostas diferentes umas das outras. Retomar o que foi dito na atividade nº 4 e mostrar às crianças que nem sempre temos a mesma opinião sobre um assunto e que isso é muito bom, pois o mundo seria muito aborrecido se todos pensassem do mesmo jeito e se, por exemplo, só existisse um único modelo de beleza. Destacar que o importante é respeitar as diferenças. Conversar com a classe sobre os padrões de beleza existentes em "Menina bonita".

10. Mostrar, num mapa-múndi, os cinco continentes- a América, a Europa, a Ásia, a África e a Oceania, ressaltando que eles são divididos em países, cada um com seus costumes e tradições, suas festas, músicas e danças, suas religiões e seu jeito de ser, pois ninguém é igual a ninguém e é isso que dá graça à vida. 
  
11. Conversar com as crianças sobre as "famílias" (povos) que formam o Brasil: os índios, o negro, o colonizador europeu, os imigrantes italianos, japoneses, árabes, judeus etc. Explicar que esses povos foram se cruzando, para formar a grande família brasileira, que tem as características de suas origens. Lembrar aqui as contribuições desses povos nas festas, na música, na culinária, nas histórias etc.


12. Retomar a atividade 10 e complementá-la, destacando a importância do respeito à diversidade étnico-cultural que compõe o Brasil.      


Essas são algumas sugestões, apenas. O  professor deve assumir uma postura de combate a todas as formas de discriminação e preconceito, valorizando as diferentes etnias que constituem o Brasil e que, de certa forma, estão representadas nas crianças que compõem uma sala de aula na Educação. 

Para finalizar, um destaque: para assumir o compromisso de trabalhar a diversidade cultural e étnica na Educação Infantil/Fundamental, o professor precisa ter segurança quanto ao que será desenvolvido. 
Um caminho para isso é a reflexão conjunta dos professores nas reuniões pedagógicas, procurando respostas a indagações como: Sou preconceituoso? Já vivi situações de discriminação ou preconceito? E, tratando-se da etnia negra: O que sei sobre o continente africano? O que sei sobre as condições dos africanos escravizados no Brasil? O que sei sobre suas lutas de resistência, seus heróis, suas histórias? Conheço a história de Zumbi? A influência que os africanos escravizados tiveram na formação da identidade brasileira, nas religiões, festas, cantigas, danças, culinária e, principalmente, histórias que contribuem para ampliar o repertório e povoar o imaginário das crianças com representações positivas do negro?